segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Inez e Vinoodh

Me Kissing Vinoodh (Passionately), de 1999
Auto-retrato da dupla para a marca Lanvin, com base na série Me Kissing Vinoodh
Uma das fotos da série "Decades" clicada pela dupla para a revista Visionaire de outubro de 2006 - a pegada artsy e ainda surreal
Difícil escrever seus nomes; pronunciá-los, missão ainda mais difícil. Mas o fato é que Inez vam Lamsweerde e Vinoodh Matadin não são apenas um casal, mas um duo que há mais de 25 anos persevera no mundo da fotografia e da moda. 

Interessante a trajetória do trabalho desse casal de holandeses que se conheceu na faculdade - Inez, primeiro, era a fotógrafa; Vinoodh é quem foi para a moda. Por pouco tempo, porém, o trabalho dos 2 permaneceu desassociado. Assim como a via de mão dupla que estabeleceram entre sua arte e o mundo fashion e das celebridades. 

Operando a fotografia no registro da era digital, a dupla holandesa busca sempre por intermédio dos programas de retoque e manuseio high-tech de imagens criar uma atmosfera artsy, barroca e sexualizada de seus retratados. (se vocês acessarem o site o o tumblr dos 2, verão que as inúmeras séries de retratos e fotos fagocitam e moem pencas de referências que se estendem da sobriedade da pintura renascentista holandesa, do surrealismo, até Helmut Newton, Man Ray e Pedro Almodóvar).

Não à toa foram responsáveis por campanhas memoráveis de grandes marcas de moda - Lanvin, Dior, Gucci, Louis Vuitton -, assim como pelos retratos de artistas cults como Tilda Swinton até aos mais recentes fenômenos pop como Lady Gaga.

Para virar fetiche, é preciso referência de elegância, certo?


Retrato do estilista Alexander McQueen
Tilda Swinton em atmosfera maneirista - sobriedade holandesa
e Lady Gaga...


Nenhum comentário:

Postar um comentário