sábado, 22 de dezembro de 2012

A lei do mínimo esforço...

Durante a semana de moda de Paris, em setembro-outubro desse ano, o diretor do museu Galliera, Olivier Saillard - museu parisiense dedicado à história da moda - e a atriz inglesa, Tilda Swinton, apresentaram uma performance no Palais de Tokyo, principal centro de arte contemporânea da cidade, denominada "The Impossible Wardrobe" ("O Guarda-Roupa Impossível").

Durante 40 minutos, num cenário concebido como um show-room glamuroso, com um grande espelho antigo posicionado ao final de uma passarela, Saillard repassava a Tilda peças de vestuário do acervo do museu - jaquetas militares da era napoleônica, vestidos autênticos desenhados por Balenciaga, Chanel, Elsa Schiaparelli, além de inúmeros acessórios e vestimentas originais dos séculos XIX e XX.

Tilda usava apenas um vestido branco, como um avental, passando a ideia de uma tela em branco. Quando recebia as roupas ou acessórios de Saillard, ela os cheirava, segurava-os com um misto de reverência e desejo. Mostrava cada peça ao público como se fossem sagradas, como se carregassem consigo a alma de seus donos. Vesti-as raramente.

Saillard conta que não pensou em outra pessoa para protagonizar esse projeto. Para ele, a atriz britânica personifica um ser andrógino, uma entidade renascentista etérea, uma semi-deusa. Ao mesmo tempo, ele brinca ao falar que Tilda é bege, nude, uma moldura vintage para o tal guarda-roupa impossível.

Pessoalmente, tenho enorme admiração pelo trabalho de Swinton. Uma atriz ousada, de personalidade, que assume seus personagens sem passar a ideia de esforço para personificá-los, como se atuar fosse um vestido de caimento perfeito, alta-costura.

Simplesmente se "é" Tilda Swinton. Ponto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário