quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Ainda Oscar Niemeyer


entrada do auditório Ibirapuera


Captura lateral do poliedro de concreto com a escultura ondulada em formato de língua projetado por Niemeyer para o auditório Ibirapuera
No documentário “A Vida É Um Sopro”, sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer – infelizmente já indisponível no youtube por questões de direitos autorais – Niemeyer é muito enfático em relação às suas influências, ao convívio e aprendizado com o arquiteto francês Le Corbusier, sobre o privilégio de ter trabalhado com o arquiteto e urbanista, Lúcio Costa,  assim como reconhece o tempo todo a importância de seus colaboradores – arquitetos, designers, engenheiros – sem os quais nenhum de seus esboços e projetos poderiam sair do papel.

Essa questão do aspecto coletivo da arte, sobretudo no cinema, arquitetura, escultura, e, cada vez mais, nas artes visuais, é fundamental. Uma ideia, um conceito, é apenas uma faísca, uma gema bruta que pede a contribuição de outros artistas para que, ao final, o resultado seja um filme, um documentário ou um edifício, e mesmo uma instalação, a depender de sua complexidade.

Sem roteiristas, fotógrafos, diretores de arte, atores, técnicos de som, montadores, nenhum diretor de cinemas seria capaz de realizar um filme. A mesma analogia vale para um arquiteto – para tocar vários projetos simultaneamente, faz-se necessário a montagem de uma equipe de colaboradores, e, no caso de Niemeyer, de uma rede complexa de escritórios, de outros arquitetos renomados, designers, desenhistas, engenheiros, parcerias que viabilizaram suas ideias.

O mais doce é a forma como Niemeyer enfatiza esse trabalho em equipe, como ele, o tempo todo, em "A Vida É Um Sopro", credita seus colaboradores – do mais graduado ao mais simples – por tudo o que “ele” pôde construir (e, convenhamos, que "soprão" de vida)...
Visão externa da biblioteca do Memorial da América Latina

Janelas circulares do interior da biblioteca do Memorial da América Latina


Interior do auditório Ibirapuera - rampas e curvas


Nenhum comentário:

Postar um comentário