domingo, 27 de janeiro de 2013

Ren Hang - poeta da realidade...

Foi graças à minha amiga Andrea Lourenço que tomei conhecimento da obra da poeta e fotógrafa chinesa, Ren Hang. Adentrando seu site, percebemos que há uma classificação de suas séries fotográficas pelo ano em que foram executadas. Me detive nas mais recentes, as fotografias que compõem o álbum de 2013. 

O que mais me fascina na arte chinesa contemporânea é a real necessidade - unida ao desejo do artista, o que é mais forte ainda - de falar sobre o indivíduo, sobre o corpo, a sexualidade, o sexo mesmo. Algo que ficou por muitas décadas esmagado por uma ideologia comunista da coletividade. Um corpo morto, um cadáver, um pinto, uma boceta, é apenas 1. E o que vale é o todo. 

Vivemos também, veladamente, tempos totalitários aqui pras bandas do Ocidente. A indústria cultural busca nos uniformizar, nos tornar iguais a um todo, apartando de nós as diferenças. Ao olhar a obra de Re Hang, percebo que, pelas suas lentes, essa luta pela diferença é explícita, e por isso até impregnada pelo realismo de suas imagens. Não há glamour ou estetização. Mas uma poesia da realidade que cada corpo, cada sexo, cada cabeça, cada indivíduo representa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário