domingo, 3 de fevereiro de 2013

Edna Andrade - arte óptica e Philadelphia...

Foto da artista plástica norte-americana, radicada em Philadelphia, Edna Andrade (1917-2008)
Edna Andrade. E eu pensei que se tratasse de uma artista brasileira dos anos 60/70, contemporânea das "Lygias" e das "Miras", firmando sua identidade no geometrismo abstrato e na arte óptica. 

Depois de mais alguns poucos parágrafos lidos a respeito de Edna Andrade e sua trajetória, tomei um certo susto: não só a artista é norte-americana de nascimento, como passou toda a sua vida profissional, até sua morte, aos 91 anos, em Philadelphia, Estados Unidos. 

Influência fundamental na pop art e na obra de tantos outros artistas que encontraram no geometrismo em movimento sua forma de expressão, só agora, no final de 2012, depois de passados 4 anos de sua morte, é que a cidade de Philadelphia decidiu retribuir à Edna Andrade toda a dedicação da artista em formar pupilos (dava aulas na Escola de Artes Visuais da cidade), em produzir sua extensa e significativa obra, sempre privilegiando os museus e galerias da cidade para suas exibições. 

Philly deve isso a ela - o que me chama a atenção - o fato de Edna nunca ter deixado a cidade para alçar voos mais altos em NYC ou Londres, por exemplo. Sempre prestigiou a cidade que a acolheu. Por isso, preservar, pesquisar e divulgar seu legado artístico é o mínimo que a municipalidade norte-americana deve a Edna: ultrapassar as fronteiras locais para possibilitar ao mundo - outras instituições de arte, museus, coleções, escolas, pesquisadores, acadêmicos, jovens artistas, e público - conhecer a maestria e relevância de seu trabalho. 

Se Edna Andrade sempre foi conhecida, pessoalmente, por ser uma calorosa anfitriã, sempre pronta a receber amigos e alunos em sua casa-ateliê, Philadelphia deve, agora, fazer as honras da casa. Da Pennsyvalnia para o mundo...
As obras de Edna Andrade, em sua grande maioria, são dispostas em formato quadrado (40 x 40 ou variações), valendo-se de técnicas como o óleo sobre tela, acrílico sobre, sobre tecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário