quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

design e hábitos de consumo...

Estampas da finlandesa marimekko.
Do frio vem o calor. E do branco, as cores. A Marimekko é uma companhia finlandesa de design que fez contribuições significativas no mundo da moda a partir dos anos 60, e até hoje é reconhecida por suas estampas coloridas e alegres, de desenho arrojado, sempre misturando o elemento étnico com o artsy. 

Hoje mesmo, numa reunião de trabalho com uma parceira querida e profissional renomada na área do design gráfico em São Paulo, comentamos a respeito das diferenças e semelhanças entre design e arte. Entre indústria e prazos versus criação artística mais autoral e única, e tempo mais elastecido. 

Independentemente das características de mercado do business "design", ainda não há no Brasil hábitos de consumo disseminados que permitam um olhar mais diferenciado para um produto, bem ou mercadoria com desenho e estilo distintivo e próprio. Ainda é difícil, mesmo para aqueles consumidores com alto poder aquisitivo, encontrarmos, entre eles, os que valorizam uma peça de uso doméstico e diário de design. Mesmo uma peça de roupa - que fique bem claro que não se trata, aqui, de marcas ou símbolos de status, mas sim de gosto, de uma educação dos sentidos para o belo, o distinto, o peculiar, não importando se é de griffe ou feito por uma costureira, marceneiro ou artesão.

Hoje em dia, a Marimekko atua em vários segmentos do design industrial, em itens domésticos os mais variados. Objeto de desejo, obviamente a um preço mais elevado, mas um prazer garantido de estar envolvido quotidianamente com coisas belas. A arte, não necessariamente, se pendura em paredes ou se instala em galerias ou museus.

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