Última chamada para aqueles que ainda não foram à trigésima
bienal de artes de São Paulo, que termina nesse próximo domingo, dia 9, no
prédio da Fundação Bienal, no parque do Ibirapuera.
Estou de saída para minha terceira visita à exibição, e
recomendo fortemente que se vocês, leitores, tiverem um tempinho no finde, dêem
uma passada por lá (claro que não vos iludo com a possibilidade de verem tudo,
porque, de fato, é muita coisa; mas para vocês, ao menos, terem uma impressão da
mostra, sob curadoria do venezuelano Luiz Pérez-Oramas, responsável pelo setor
de arte latino-americana do MoMA de Nova York).
A meu ver, essa bienal foi um sucesso. Primeiro, porque não
se baseou na monumentalidade de obras ou instalações, privilegiando artistas
não tão conhecidos do público e, de cada um deles, uma quantidade considerável
de suas obras. Com isso, temos como construir uma percepção, uma idéia, de quem
é cada artista, e de como sua obra se estrutura.
Segundo, a produção e montagem da exposição privilegia esses
conjuntos de obras; elas não aparecem, valorizando tanto o que está sendo
exibido, assim como a estrutura interna do prédio da fundação. Isso nos deixa à
vontade para nos perdermos nos labirintos dessa exposição gigantesca tanto em
termos de variedade quanto de quantidade de obras e experimentos artísticos os
mais diversos.
E, terceiro, há um grande trabalho por trás dessa aparente
despretensão dessa trigésima bienal. Utilizo o termo “despretensão” porque o
que está lá para ser visto e experimentado é de uma tal riqueza de sentidos,
significados, formas e conteúdos, mas colocado de uma maneira tão simples e
acessível, que não precisamos ser experts
no assunto para sairmos de lá muito mais ricos e nutridos do que quando
entramos.
Acredito muito na arte como aventura, como experiência viva
e vibrante. E essa bienal nos afirma com propriedade que essa crença tem
fundamento.
(Farei aqui no blog um balanço dessa bienal, destacando
aqueles artistas e obras que me pareceram mais interessantes, que mais me
surpreenderam. Também falarei mais a respeito da mostra como um todo. Fiquem
ligados).
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