Tenho aprendido muito sobre gêneros e técnicas nas artes visuais. "Action painting" ou abstração gestual é um estilo de pintura, um modo de pintar no qual a ação de pintar é tão importante quanto a pintura, o resultado final. A obra é composta, também, da ação, do gesto.
Jackson Pollock foi um dos grandes nomes representativos desse modo de pintar, um modo físico, primitivo, no qual o gesto de jogar, lançar, arremessar a tinta sobre a tela tinha implicações diretas no trabalho finalizado. Este, na verdade, operava como prova, um corpo de delito da ação cometida pelo artista.
Etsuko Ichikawa é uma artista plástica japonesa residente em Seattle desde 1993. Seus trabalhos são focados em vidro e papel como matérias primordiais. Ao produzir vidro de forma artesanal, a artista utiliza a lava incandescente do vidro fundido para produzir queimaduras sobre o papel e, assim, desenhar. Trata-se de uma arte essencialmente física e gestual. Uma forma de eternizar por intermédio da pirogravura o ato efêmero de fundir o vidro e usá-lo como pena sobre o papel. Vemos, como resultado, um tipo de caligrafia abstrata, significantes que nos remetem à cultura japonesa, mas que, também, por estarem gravados em fogo, a um determinado modo de fazer, a gestos primitivos porque potentes e ligados a técnicas artesanais ancestrais. E, ao mesmo tempo, delicados por conta da fluidez dos caligrafia abstrata resultante.
Num mar de limites já ultrapassados, a arte, mesmo assim, segue caminhando ao resignificar gêneros, estilos, e técnicas já assimilados. Aqui, a pintura em ação permanece como alternativa para aqueles que se interessam, sobretudo, pelo gesto, pelo componente de esforço físico e de suor que uma obra pode carregar consigo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário